top of page

Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos: Novo projeto da Oficina realiza debates acadêmicos


Há algum tempo, a Oficina de Quadrinhos passou a dialogar não só com a extensão e o ensino, mas também com a pesquisa. Nossos membros passaram a desenvolver estudos acadêmicos com quadrinhos, ao passo em que nos aprofundamos em leituras científicas para embasar nossas aulas. Nesses últimos anos, participamos de eventos acadêmicos, publicamos artigos, monografias e dissertações sobre a linguagem das HQs. Assim, de algum modo nos tornamos um grupo de estudos! Em 2019, oficializamos essa atuação com o registro da Oficina Invisível de Investigação em Quadrinhos. Nessa nova divisão da Oficina, vamos realizar uma série de atividades voltadas para a pesquisa sobre HQs nas universidades.

A primeira delas é o I Ciclo de Debates sobre Quadrinhos, evento acadêmico mensal que reunirá, até o final de 2019, diversos pesquisadores e entusiastas da pesquisa científica sobre quadrinhos e temas relacionados. Os debates acontecem na quarta sexta-feira de cada mês, sempre a partir das 16h, no auditório José Albano (Centro de Humanidades 1 da Universidade Federal do Ceará - Av. da Universidade, 2683). Todos os encontros fornecem certificados de horas complementares.

Confira a seguir a galeria de fotos do debate inaugural do projeto, realizado no dia 05 de abril de 2019. Os professores Daniel Camurça (Direito - UNIFOR), Ana Carolina Pereira (Matemática - UECE) e Ricardo Jorge (Jornalismo - UFC) participaram de um bate-papo mediado por Márcio Moreira sobre o estudo de HQs nas universidades.

Fotos: Soraya Madeira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
ARQUIVO
bottom of page