OFICINA DE QUADRINHOS UFC
Fundada em 1985 pelo professor Geraldo Jesuíno no então curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, a Oficina de Quadrinhos da UFC coleciona muitas histórias para contar em mais de 30 anos de existência. Reativada pelo professor Ricardo Jorge em 2004 depois de um hiato de 4 anos, a Oficina se atualizou e, de simples encontro de universitários para desenhar e produzir HQs, se tornou um curso de 1 ano de duração, estruturado em módulos com embasamento teórico sobre a 9ª arte e firmando-se como um dos principais celeiros de quadrinistas do Ceará.
CURSO
As aulas da Oficina de Quadrinhos acontecem sempre nas manhãs de sábado, no Centro de Humanidades II da UFC (Campus do Benfica) e se dividem nos seguintes módulos didáticos:
Roteiro: Redação de histórias, técnicas narrativas, adaptação de roteiros, etc.
Desenho: Noções básicas de diferentes estilos de desenho, cenários, figuras dinâmicas, arte-final, etc.
Quadrinização: Noções de quadros e requadros, diagramação, enquadramentos cinematográficos, etc.
Produção e publicação: Práticas e publicação em formatos e plataformas diversos.
INSCRIÇÕES
Quer fazer parte da Oficina de Quadrinhos? Que massa!
Nós abrimos inscrições para novas turmas anualmente, geralmente entre os meses de janeiro e março. Para saber quando os editais são lançados, acompanhe nossas redes sociais e fique de olho na página de inscrições aqui do nosso site!
PERGUNTAS FREQUENTES
por Rafael Salvador
1. COMO FUNCIONA A OFICINA?
A Oficina de Quadrinhos é um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ou seja, é aberto à comunidade, independente dos participantes estudarem ou não na UFC. Nossa única ressalva quanto aos alunos é que eles tenham mais de 15 anos. O curso tem duração de um ano, com aulas aos sábados, de 9h às 12h, no Centro de Humanidades II da UFC (Campus do Benfica) onde os oficineiros aprendem e praticam Roteiros para Quadrinhos, Desenho para Quadrinhos, Quadrinização e Técnicas de Produção e Publicação de Quadrinhos.
2. COMO INGRESSAR NA OFICINA? O QUE VAI CAIR NA PROVA?
Nosso processo seletivo consiste em uma pré-inscrição, realizada via formulário online disponível no nosso site (consulte a seção Inscrições). Como não podemos receber todos os inscritos e felizmente a procura é sempre bem grande, restringimos então aos 252 primeiros inscritos a participação na prova escrita, o nosso teste de seleção. Nesta etapa, as provas são avaliadas por nossa equipe, e formamos a turma de alunos do ano. O conteúdo da prova do teste de seleção é confidencial e apenas os envolvidos na sua elaboração o conhecem. E mesmo assim, não seria ético revelar esse conteúdo para ninguém antes da prova. A coordenação da Oficina de Quadrinhos não pode explicar o conteúdo da prova, mas a podemos dizer que se trata de uma “prova escrita de criatividade”.
3. EU NÃO SEI DESENHAR, ENTÃO EU NÃO TENHO NENHUMA CHANCE DE INGRESSAR, CERTO?
Errado! A Oficina de Quadrinhos não exige dos seus alunos habilidades avançadas de desenho, já que esse não é o nosso foco. A Oficina seleciona seus participantes de acordo não apenas com as habilidades de desenho, mas também com sua criatividade e capacidade de contar histórias (se você só sabe fazer bonecos de palito mas sabe escrever boas histórias, terá as mesmas chances de um desenhista experiente). Além do mais, dentro da oficina você terá noções de desenho desde o básico e a partir daí desenvolver seu estilo de desenho.
4. VOCÊS VÃO ME ENSINAR A FAZER MANGÁS OU COMICS?
A gente ensina a produzir quadrinhos, sem distinção de estilos e formatos. A partir daí você desenvolve seu estilo: mangá, comic, tiras, fotonovela, você decide!
5. EU GOSTO DE QUADRINHOS, MAS NÃO CURTO DESENHAR...
Não há problema, muitos participantes da nossa oficina se especializam em outras técnicas como roteirização e colorização, criando ótimas parcerias com diversos artistas.
6. QUANTO VAI ME CUSTAR?
A Oficina de Quadrinhos é gratuita! Você só precisa pagar uma única taxa de inscrição no valor de R$ 1,00 no dia da prova de seleção, e não cobraremos mais nada de você... a não ser a sua participação nas aulas.
7. MEU FILHO/SOBRINHO/PRIMO AINDA NÃO TEM 15 ANOS, VOCÊS NÃO PODEM ABRIR UMA EXCEÇÃO?
Sinto muito, mas não podemos fazer isso. Seria uma injustiça para com as outras pessoas que ficaram de fora do curso por causa da idade. Porém, ouvintes são sempre bem-vindos!
8. E QUANDO A OFICINA TERMINAR? GOSTARIA DE CONTINUAR FREQUENTANDO NOS PRÓXIMOS ANOS...
Fique à vontade, pois um aluno ou aluna que volta é uma amizade que ganhamos! A participação de ex-membros é, foi e sempre será bem-vinda!
PIUM
Em quase 40 anos, a Oficina de Quadrinhos - UFC já produziu e viu nascerem muitas boas histórias. Algumas delas são reunidas na revista Pium, uma coletânea que divulga os trabalhos realizados pelas pessoas que passam pela Oficina como professores, monitores e estudantes. As versões digitais da Pium podem ser lidas gratuitamente na página oficial da Revista.